O Ideário Patrimonial
“O Ideário Patrimonial” insere-se na temática geral: GD 7 – Interdisciplinar (Social Sciences – Interdisciplinary, History and Philosophy of Science).
É uma publicação electrónica, em Série Semestral, editada pelo Centro das Arqueologias (ex-Centro de Pré-História; ex-Centro Transdisciplinar das Arqueologias), do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal).
Tem como objectivo proporcionar um espaço informativo multidisciplinar das Ciências do Património e todas as áreas aplicadas ao Património, ou seja, História de Arte, Gestão do Património Cultural, Conservação e Restauro de qualquer tipo de Património, Museologia, Didáctica do Património, Ordenamento Territorial, Comunicação, Turismo, entre outras.
Pretende-se que o conteúdo seja de acesso livre, permitindo aos investigadores ter informação disponível gratuitamente, aumentando assim o intercâmbio do Conhecimento.
Aceitam-se contribuições originais e inéditas nas áreas da História de Arte, Gestão do Património, Conservação e Restauro do Património, Museologia, Didáctica do Património, Ordenamento do Território, Comunicação Social, Turismo e outras áreas afins aplicadas ao Património.
O prazo limite de recepção dos artigos para serem arbitrados é:
30 de Maio para o número de Julho.
30 de Outubro para o número de Dezembro.
Aceitam-se artigos em português, espanhol, inglês, francês e italiano.
Aceitam-se ainda artigos bilingues, redigidos noutras línguas, mas com a devida tradução para Inglês.
"O Ideário Patrimonial" cumpre os requisitos de qualidade estabelecidos para as revistas científicas. O Sistema de Arbitragem desenrola-se por revisão por pares no qual os artigos são todos revistos pelos Directores-Adjuntos e ainda por Revisores Externos idóneos convidados consoante a temática do artigo e que pertencem ao Comité de Leitura.
"O Ideário Patrimonial" é composta por:
1. Publicação Periódica Semestral.
2. Série Monográfica.
Está oficialmente registada na Biblioteca Nacional com o número ISSN 2183-1394
Está oficialmente registada na INPI e Anotada na ERC
Para mais informações consultar as Normas de Publicação e 'Layout Design' da O Ideário Patrimonial ao clicar nos ícones dos livros e da revista
Directório em linha: Serviço de Informação Regional para Revistas Científicas Regional Information Service for Scientific na América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Publicação em Série
8 . julho . 2017
Artigos
6-20LE PATRIMOINE CULTUEL ET CULTUREL LEBOU EN MILEU URBAIN DAKAROIS (CAP-VERT, SENEGAL)
Moustapha Sall e Et Oumy Mbaye
21-30ENSAIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES LOCAIS E O SEU PATRIMÓNIO CULTURAL - A COMUNIDADE DE CASTRO LABOREIRO COMO ESTUDO DE CASO
Diana Alexandra Simões Carvalho
31-48O ESTATUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Sonia Aparecida Nogueira
49-61EVOLUÇÃO DO PATRIMÓNIO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS ANGOLANAS
Teresa Almeida Patatas
62-72MUSEU DO ÍNDIO E MUSEU DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO/BRASIL: UM ESTUDO EM PAUTA REFERENTE À INSERÇÃO DAS VISITAS TEATRALIZADAS
Gustavo Nascimento Paes
73-91OS MUSEUS EMANADOS DA PERIFERIA E SUAS PERSPECTIVAS PARA O TURISMO CULTURAL: UMA PROPOSTA DA AMAZÔNIA URBANA BRASILEIRA
Camila Moura Alcântara e Renata de Godoy
92-107CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS GÉNESE INSTITUCIONAL E SUA ATIVIDADE FINANCEIRA
Helena Real Gomes e Joaquim Pombo Gonçalves
116-138PRIMITIVISMI ROVESCIATI: RAPPRESENTAZIONI DELLA MULATTA CUBANA
Elena Zapponi