Serviços ao Exterior

A - Natureza e Enquadramento Institucional

1. O CENTRO TRANSDISCIPLINAR DAS ARQUEOLOGIAS, designado adiante por C.T.A., é um serviço especializado e unidade de apoio nos termos do nº 1 e nº 2 do art.º 64 dos estatutos do I.P.T., institucionalmente integrado no Instituto Politécnico de Tomar.

2. O C.T.A. é um centro interdisciplinar que acolhe actividades realizadas no âmbito das Ciências da Terra e da Vida, das Ciências Sociais e Humanas e das Tecnologias.

3. O C.T.A. não tem existência jurídica própria, alicerçando o seu funcionamento em estruturas do IPT já existentes, de modo a aproveitar e a permitir uma gestão mais eficaz e mais eficiente dos recursos disponíveis.

4. O C.T.A. pode exercer actividades relacionadas com o seu objectivo principal, nomeadamente a prestação de serviços de consultoria ou assistência técnica solicitados ou contratados por entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais.

B - Tipo de Serviço que pode ser prestado

  1. Escavações / Sondagens Arqueológicas;
  2. Acompanhamento arqueológico de obras;
  3. Estudo de Impacte Ambiental na vertente Patrimonial;
  4. Investigação Histórico-Arqueológica;
  5. Gestão do Património Cultural

C -A Unidade de Trabalho de Campo do C.T.A.exerce a sua actividade principal nas áreas da Arqueologia através do desenvolvimento de acções inerentes às escavações e acompanhamentos arqueológicos, estudos de impacte ambiental (sector de Arqueologia) e consultoria científica. Possui conhecimentos de técnicas de escavação, topografia, fotografia arqueológica, tratamento digital de imagem e vectorização em sistema de informação geográfica.