CONVERGING RESEARCH, SCHOOLCHILDREN’S AND TEACHERS’ EDUCATION: AN INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE BASED ON EXPERIMENTAL ARCHAEOLOGY

Natàlia Alonso, Ramon Cardona, Victòria Castells e Nayra Llonch

Os métodos arqueológicos e arqueológicos experimentais exploram e aplicam técnicas, métodos e procedimentos de pesquisa de uma variedade de disciplinas das Ciências Naturais às Ciências Sociais, para compreender o comportamento humano e sua relação com o ambiente natural. Todos estes aspectos são instrumentos preciosos para o processo de ensinoaprendizagem. Uma experiência realizada durante o ano lectivo 2012-2013 no CEP (Catalunha, Espanha) permitiu partilhar métodos arqueológicos e experimentais com alunos e professores da Escola Primária ZER GuiCiVerVi. Este envolvimento escolar ocorreu paralelamente a um maior projeto de pesquisa em Arqueologia Experimental sobre a Idade do Ferro da civilização ibérica. Com base no espírito deste trabalho, realizamos um outro projecto na Universidade de Lleida. Neste caso, foi posta em prática no âmbito da Faculdade de Educação, em que os alunos participaram de um programa semelhante ao de uma escola primária.