SERVIÇOS EDUCATIVOS E PATRIMÓNIO LOCAL: CONSTRUÇÃO DE MODELO FORMATIVO TEÓRICO-CONCEPTUAL NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO

Gonçalo Marques, Fernando Santos, Joana Oliveira, Raquel Leitão

No ano letivo de 2019-2020, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançou uma nova oferta formativa – o curso técnico superior profissional em Serviços Educativos e Património Local, com o objetivo de dinamizar uma área científicopedagógica de inegável importância no trabalho em Educação, nomeadamente em contextos não formais, ligados à dinamização – e potencialização – do recursos patrimoniais das comunidades locais, nas suas várias formas, partindo os autores e proponentes desta oferta formativa de três premissas fundamentais: 1 – que a Educação, além de uma Missão, é um Serviço prestado aos outros; 2 – que o Património se cruza com a Educação numa conceção abrangente e holística, capaz de envolver as ciências sociais e naturais, além de outras áreas do conhecimento; 3 – que a formação de nível superior em Serviços Educativos associados ao Património Local (começando com este curso no nível “de base”) deve ser uma aposta a aprofundar, havendo um lugar epistemológico e conceptual para esta formação, no quadro das profissões do presente e do futuro. Pretende-se que este artigo possa promover uma reflexão acerca do contributo da formação inicial para a intervenção no âmbito dos serviços educativos e património, bem como da necessidade de alinhamento conceptual neste domínio e de problematizar as prioridades formativas das instituições de ensino superior.