MUSEU, TURISMO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM ESTUDO DE CASO

Eunice R. Lopes, Mónica Cardoso

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a dinâmica museu, turismo e educação patrimonial através da apresentação de um estudo de caso. Tem como objetivos: 1) discutir como ações educativas podem direcionar os estudantes para a visitação de museu(s) e, 2) como podem estas ações ser incorporadas e apropriadas pelos estudantes de forma a despertar curiosidade para o património, incutindo-lhes conhecimentos sobre a importância da salvaguarda, passando a ter um papel atuante para a valorização dos objetos patrimoniais que os rodeiam. Este artigo tem por base o museu da Boneca em Alcanena (Portugal). O museu foi inaugurado a 9 de maio de 2009 e encontra-se localizado num antigo Jardim de Infância. Seguiu-se como metodologia o inquérito por questionário aplicado aos estudantes do 1.º e 2.º ciclo da EB1 de Alcanena. O questionário foi desenvolvido de forma a cumprir os objetivos estipulados previamente: 1) perceber as expetativas e as perceções dos estudantes sobre a visita ao museu da Boneca; 2) entender a importância das visitas guiadas aos museus na faixa etária em estudo e, o impacto e motivação do museu da Boneca após a visitação. Conclui-se que ações interdisciplinares na educação são necessárias para que a educação patrimonial cumpra o seu papel de mediadora das atividades desenvolvidas nas escolas para a importância e consequente valorização dos recursos patrimoniais e turísticos existentes nos territórios. A educação patrimonial adquire um papel vital na consciencialização dos estudantes para a visitação e promoção do(s) museu(s). Palavras-chave: Museus, Educação Patrimonial, Turismo, Território