Atualmente as bibliotecas universitárias continuam a ser agentes ativos no mundo académico e enfrentam diversos desafios para o cumprimento das suas funções: a educativa, a informacional, a cultural e a recreativa. Dentre estas, a função cultural, apenas inserida no século passado (XX), é ainda pouco realizada nas bibliotecas, embora os atos culturais, mesmo os executados nas bibliotecas, sejam modos de exercer o direito individual e colectivo de expressão das diversas culturas de determinado espaço. A pesquisa bibliográfica executada foi limitada pela escassez de literatura na área. Este trabalho tem como objetivos contribuir para a reflexão sobre a função cultural das bibliotecas universitárias e apresentar o caso da Biblioteca António Didalelwa em Moçâmedes (Angola), como exemplo de cumprimento dessa função. Essa biblioteca pertence à Escola Superior Politécnica do Namibe, unidade orgânica da Universidade Mandume ya Ndemufayo. Na execução da função cultural, a biblioteca envolve indivíduos provenientes dos seus cursos ou de outras instituições escolares nas expressões artísticas e culturais, concretizadas no seu espaço e na realização das suas atividades culturais com diferentes tipologias, de modo a divulgar e valorizar a cultura angolana, sobretudo a cultura endógena, que é multiétnica e plurilingue.