Considerações a respeito de aspectos práticos e teórico-metodológicos da arqueologia de ambientes aquáticos: da necessidade e relevância de cursos de extensão, treinamento e capacitação

Lucas de Paula Souza Troncoso e Luciana Bozzo Alves

Este trabalho busca refletir a respeito de alguns aspectos teórico-metodológicos que marcam o ensino e treinamento voltados às atividades de pesquisa relacionadas à prática da arqueologia desenvolvida em ambientes aquáticos a partir da experiência vivenciada pelos autores no âmbito de dois cursos pioneiros de extensão, treinamento e capacitação, a saber: “Patrimônio Cultural de Goiás: olhares da arqueologia subaquática e colaborativa”, oferecido pela Universidade Federal de Goiás no âmbito do Projeto Rio Araguaia: lugar de memórias e identidades, o primeiro a ser realizado na região Centro-Oeste do Brasil; e Underwater Archaeology, primeiro curso desenvolvido pela National Association of Underwater Instructors (NAUI) em território nacional, voltado não apenas a arqueólogos, mas a mergulhadores recreativos e comerciais, em geral. Nesse sentido, pretende-se demonstrar a relevância dessa prática de ensino, que deve ser entendida como vetor para o engajamento de pesquisadores e demais interessados na temática da arqueologia desenvolvida em ambientes aquáticos.